Projetos

 

Projeto Fortalecimento da Economia Solidária nos Campos Gerais

 
O presente Projeto trata da atuação da Incubadora de Empreendimentos Solidários – IESOL, em algumas cidades da Região dos Campos Gerais, área de abrangência da Universidade Estadual de Ponta Grossa – UEPG. 
 
O projeto tem a finalidade de contribuir para a consolidação de empreendimentos econômicos solidários em Ponta Grossa e cidades da região, seja através do processo de incubação para empreendimentos mais incipientes, seja através de assessorias a empreendimentos que já estão trilhando os caminhos da economia solidária, bem como financiar a compra de materiais e equipamentos para a consecução do objetivo precípuo de geração de trabalho e renda.
 
O projeto propicia a continuidade do trabalho que a IESOL vem desenvolvendo de assessorar tecnicamente os EESs, principalmente no que se refere a organização de produção e comercialização, a administração e autogestão, trabalhos burocráticos, necessidades jurídicas, entre outras, tendo para tanto a atuação de professores, alunos e funcionários de diferentes setores e áreas do saber da UEPG, através de professores supervisores vinculados a IESOL.
 
Aos EESs também serão ministrados cursos e oficinas específicas, tanto em Economia Solidária como em conteúdos diretamente ligados ao ramo de atuação de cada Empreendimento. O curso de formação em economia solidária é considerado, não apenas pela equipe técnica bem como os grupos, como uma ação fundamental para o sucesso deste projeto. Considera­-se que, para se ter uma associação ou cooperativa de trabalhadores, precisa-­se de homens e mulheres cooperados. Baseado nesta percepção que para cada grupo incubado será feito um curso de formação em economia solidária de 80 horas – e 16hs para os empreendimentos assessorados.
 
Duas ações comuns a todos os empreendimentos incubados são a elaboração de um plano de negócio e a aplicação e/ou desenvolvimento de tecnologias sociais. Contemplando uma visão de totalidade, outros aspectos também serão atendidos conforme a necessidade dos grupos de trabalho.
 
Com a aquisição de materiais de consumo, materiais permanentes, equipamentos e máquinas, e também a devida capacitação operacional, os EESs terão condições de melhorar sua renda coletiva, consolidando a sua inserção econômica e social, tendo condições, através da assessoria da IESOL de estabelecer uma construção de Rede Solidária Regional, onde as trocas de saberes e produtos poderão levar a melhores condições de vida das trabalhadoras e dos trabalhadores participantes, bem como fortalecer a ideia da Economia Solidária com alternativa de práticas econômicas e também de relações sociais, sempre com o objetivo do Bem Viver para todos.
 
Como forma de fomentar o comércio justo bem como consolidar a prática de economia solidária na região de Ponta Grossa, estão previstas diversas ações para divulgar não apenas os sete empreendimentos inclusos deste projeto, mas também princípios e valores da própria economia solidária. Neste sentido, realizar­-se-­ão eventos acadêmicos e também abertos ao público. Além disso, estão previstas palestras e atividades com alunos do ensino fundamental. Criações de ferramentas virtuais bem como elaboração de material didático são outros utensílios previstos para propagar a economia solidária e também as ações e resultados oriundos deste projeto. Principalmente (mas não apenas) nestas ações, uma boa estratégia de comunicação é essencial.
 
Em síntese, serão beneficiados diretamente 07 (sete) empreendimentos econômicos solidários – 4 (quatro) na modalidade de incubação e 3 (três) na modalidade de assessoria ­, cujo trabalho será revertido em incremento da renda e na vivência de uma forma mais justa e democrática de trabalho dentro dos princípios e valores da economia solidária. O projeto irá atender diretamente 275 trabalhadores de empreendimentos solidários, em que buscar­se­á o aumento de renda de cada um deles – 70% para os grupos incubados e 20% para os assessorados. Desta forma, o número de beneficiados indiretamente é de cerca de 940 pessoas.
 
 

Economia Solidária, Desenvolvimento Territorial e Tecnologias Sociais no Território da Incubadora de Empreendimentos Solidários/IESOL da Universidade Estadual de Ponta Grossa - PR 

 
O objetivo do projeto é promover ações de pesquisa cientifica, desenvolvimento de tecnologias sociais e incubação de empreendimentos econômicos solidários­ (EES) no território de influência da Incubadora de Empreendimentos Solidários (­IESOL), da Universidade Estadual de Ponta Grossa­ - PR (UEPG). Pretende-­se investigar a dinâmica do processo de incubação detectando os entraves verificados no processo, como também as práticas e metodologias que se mostraram bem sucedidas. Os entraves são considerados riscos que podem vir a inviabilizar os empreendimentos. As práticas e metodologias bem sucedidas são consideradas potencialidades que fortalecem as ações. Porquanto, pretende­se analisar os processos de incubação abordados no projeto, levantando nestes processos os elementos que marcam suas dinâmicas. Os riscos e potencialidades podem ser de caráter político, econômico e cultural. Dessa forma, procurar­-se-­á o entendimento de como os entraves identificados engendram processos e dinâmicas desestabilizadores das ações que são implementadas pela IESOL.
 
De outra forma, pretende-­se também identificar e analisar os elementos que potencializam as ações de incubação e permitem atingir resultados positivos pelos EES. O projeto buscará apresentar um quadro, o mais preciso possível, sobre os riscos e potencialidades dos EES incubados pela IESOL, buscando­-se, a partir deste quadro, verificar quais são os elementos fundamentais que definem a dinâmica dos EES e sobre os quais se torna fundamental atuar para que se possam superar os óbices que dificultam a consolidação das ações analisadas.
 
Como as ações voltadas para a Economia Solidária são basicamente de caráter extensionista, a proposta da pesquisa contribui para preencher uma lacuna, pois são poucas as pesquisas sobre economia solidária na região de abrangência da IESOL. Além disso, pretende-­se institucionalizar o processo de integração pesquisa-­ensino-­extensão, que já acontecia na prática, mas não estava institucionalizado a partir de um projeto de pesquisa. Além disso, o projeto assume a concepção de desenvolvimento territorial como norteadora da relação entre a economia solidária e o desenvolvimento local que se relaciona aos grupos que serão pesquisados e apoiados.
 
O projeto virá preencher uma lacuna importante no que se uma melhor compreensão das experiências desenvolvidas pela IESOL em quase dez anos de atuação. A pesquisa permite atingir resultados que podem ser considerados para serem utilizados no aperfeiçoamento dos processos de incubação. A pesquisa persegue o conhecimento e a solução dos problemas. A extensão utiliza-­se dos resultados das pesquisas para reestruturar suas ações. Por último, o ensino é fundamental para transmitir os resultados das pesquisas e das ações extencionistas, funcionando como um espaço de aprendizagem e reflexão que fornece um feedback enriquecedor para revisão das teorias e práticas.

 

Programa de Consolidação da Incubadora de Empreendimentos Solidários - IESol/UEPG para Suporte a Empreendimentos Econômicos Solidários

 
Este programa visa possibilitar à Incubadora de Empreendimentos Solidários (IESol) a continuidade do trabalho de assessoria, suporte técnico e educacional às associações, cooperativas e grupos em organização, fornecendo assistência administrativa, jurídica, contábil, econômica, técnica e educacional. Por meio da IESol, busca promover, outrossim, a formação em economia solidária para professores, estudantes, técnicos, funcionários e os participantes dos grupos de trabalhadores dos empreendimentos econômicos solidários (EES). A proposta pretende atingir estes objetivos, de forma a aumentar o número de agentes solidários, estudantes, técnicos, professores e funcionários que participam do Programa, além de propiciar a sua visibilidade e propagação de suas ações através do financiamento para participação em eventos ligados à economia solidária.

 

Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Centenas de templates
  • Todo em português

Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também!