Integrantes da IESol dão oficina sobre sustentabilidade ambiental no Adolescente Aprendiz

26/08/2015 15:06

                                                                                                                                                                                                                                                                                                              

Parceria entre a incubadora e o projeto Adolescente Aprendiz ensina sobre sustentabilidade ambiental para alunos da rede municipal

Isabela Almeida

 

            Durante todo o mês de agosto, técnico e estagiários da Incubadora de Empreendimentos Solidários (IESol) da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) realizaram uma oficina sobre sustentabilidade ambiental para alunos do Programa  Adolescente Aprendiz, projeto educativo da Prefeitura da cidade, através da Secretaria de Assistência Social, que oferece qualificação profissional para jovens de baixa renda.

            Durante toda uma tarde os alunos aprendem sobre os conceitos de sustentabilidade, que é um dos princípios da Economia Solidária.  A importância de reciclar materiais e reduzir ao máximo os resíduos no meio ambiente em que vivem, também foram temas abordados. Pelos princípios da Educação Popular, os quais toda forma de conhecimento é válida, os estagiários da IESol explicaram o conteúdo e também realizaram atividades práticas.

            Foram apresentados os projetos do Feira Verde e dos Pontos de Entrega Voluntária (PEVs), onde podem ser entregues materiais para a reciclagem. Os dois projetos recolhem recicláveis para as associações da cidade, como a Associação Reis do PET (ARREP), grupo que é incubado pela IESol. A Cooperativa de Recicladores de Porto Amazonas (COCARPA), também incubada pela IESol, foi outra a ser apresentada aos alunos para exemplificar como é o trabalho de pessoas que trabalha diretamente com a reciclagem.

            Para Jéssica Neves, estagiária da incubadora, a oficina ajuda a levar o conhecimento acadêmico para além dos muros da universidade. “É importante para esses jovens terem um contato maior com a universidade, pois a realidade universitária, às vezes, fica muito distante da deles”, comenta.

            Na atividade prática no fim da aula todos os alunos já sabem responder o que é sustentabilidade ambiental e dizem que irão por em prática o descarte seletivo do lixo para contribuir com o trabalho dos catadores da cidade. 

Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Design profissional
  • Criação super fácil

Este site foi criado com Webnode. Crie o seu de graça agora!