IESol realiza projeto de saúde na Associação de Recicladores

07/10/2016 16:19
Incubadora de Economia Solidária da UEPG incuba associação desde a sua criação

    

A equipe da Incubadora de Empreendimentos Solidários (IESol) terminou, nesta terça-feira (27/09), uma intervenção voltada à saúde na Associação de Reciclagem Reis do Pet (ARREP). Nela, através de uma parceria com o curso de Farmácia da UEPG, foram realizados hemograma, parâmetros bioquímicos (glicose, colesterol, triglicerídeos, entre outros) e imunológicos e exame de urina.

Ao todo, na manhã de terça-feira foram coletadas 12 amostras de sangue dos associados (7 já haviam feito anteriormente) e mais a urina para a realização das análises. Além disso, foi aferida a pressão, checagem do peso, altura e circunferência abdominal.    

O estagiário da IESol e estudante de Farmácia que preparou a intervenção, Lucas Eduardo Brojan, destaca a necessidade da atividade para a intervenção: “Como conhecia o laboratório anteriormente, pois faz parte da minha graduação, montei essa intervenção dentro da associação, que é carente no quesito acesso à saúde”.

A professora do Departamento de Análises Clínicas e Toxicológicas, Mackelly Simionatto, relata a experiência de atividades ligadas a comunidade para as alunas que participaram da coleta: “É possível trazer os alunos para a realidade da comunidade, levando-os para fora da universidade, testando seus conhecimentos e ajudando a comunidade”.

Lucas completa: “Eu sempre acreditei que a universidade existe para servir a comunidade, e desde que entrei na incubadora tento inserir a saúde no contexto de multiprofissionalidade”.

Agora, as amostras serão processadas no laboratório e feita as análises para que os resultados possam ser repassados aos associados o mais rápido possível. A professora Mackelly cita que uma percepção que a equipe teve durante os exames é a de que um grande número de pessoas iniciou algum tipo de tratamento, porém não o terminou. “A ideia é perceber com esses exames se há algum tipo de alteração e dar o encaminhamento adequado”, finalizou.

Maria da Luz de Oliveira, a Dona Maria, que vai completar 73 anos em maio, e nunca consultou um médico. Ela contou que apenas faz os exames no postinho perto da casa dela. Dona Maria ressaltou a importância da atividade para quem trabalha com reciclagem e está confiante de que a saúde continue impecável: “Espero que os resultados deem bons”.

A IESol (Incubadora de Empreendimentos de Economia Solidária) é um programa de extensão da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) que atua desde 2005 como entidade de apoio a esses empreendimentos, por meio da incubação ou assessoria, orientando os parceiros a desenvolverem trabalhos que sejam econômica, social e ambientalmente sustentáveis. Atualmente as atividades são patrocinadas pela Petrobras, através do projeto “Fortalecimento da Economia Solidária nos Campos Gerais”, que apoia nove empreendimentos nas regiões de Ponta Grossa, Castro, Irati e Porto Amazonas.

por Gabriel Panice