IESol leva oficina de absorventes de pano para o bairro Santa Mônica

23/10/2015 16:44

Oficina discute sobre saúde do corpo da mulher e meio ambiente, além de ensinar a costurar absorventes de pano

Isabela Almeida

 

Na última quarta-feira (21) a equipe de incubação territorial do bairro Santa Mônica contribuiu com as atividades da campanha do ‘Outubro Rosa’, organizadas pela unidade do posto de saúde do bairro. Campanha essa que visa conscientizar sobre o câncer de mama.

Ana Carolina Gilgen, integrante do coletivo ‘Como Vovó Já Dizia’, um grupo assessorado pela Incubadora de Empreendimentos Solidários da Universidade Estadual de Ponta Grossa (IESol/UEPG), realizou uma oficina para mulheres sobre absorventes de pano.

Durante a oficina as mulheres discutiram sobre os novos hábitos de consumo que afetam a saúde do corpo da mulher e o meio ambiente, como o uso de absorventes industriais. Assim como aprenderam a confeccionar o absorvente de pano.

    A agente comunitária do bairro, Sonia Regina Oliveira, foi quem organizou as atividades e pediu para a equipe da IESol realizar a oficina. “Tem tudo a ver com o que a campanha do ‘Outubro Rosa’ prega, educação e saúde do corpo feminino”, e acrescentou que o aprendizado na confecção de absorventes pode ajudar as mulheres na renda de casa.

Maria Urnal Belinski foi uma das moradoras do bairro que teve a oportunidade de participar da oficina e diz ter achado muito educativa. “Quero repassar o conhecimento para as mulheres com quem trabalho”, comenta Maria que é coordenadora diocesana da Pastoral da Criança em Ponta Grossa.

As atividades da campanha do ‘Outubro Rosa’ continuam na próxima quinta (29), no Ginásio de Esportes Artur César Pina. Oferecendo gratuitamente corte de cabelo, coleta de preventivo, consulta médica e odontológica, atividades para crianças e a Feira de Agroecológicos realizada pelo grupo Chão e Vida da comunidade Emiliano Zapata.

Também na próxima segunda (26) haverá outra oficina de absorvente de pano, dessa vez para seios, voltada para gestantes. A atividade acontece no Centro Comunitário do bairro Santa Mônica, Rua Ceon, a partir das 13h30. Tudo gratuitamente. 

Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Design profissional
  • Criação super fácil

Este site foi criado com Webnode. Crie o seu de graça agora!