AFESOL apresenta banner reutilizável a conselheiros

11/05/2016 14:43

Nesta segunda-feira (9), na sessão plenária do Conselho Universitário, a Incubadora de Empreendimentos Solidários da Universidade Estadual de Ponta Grossa – IESol/UEPG, apresentou o ‘banner reutilizável’, desenvolvido pela Associação de Feirantes da Economia Solidária – AFESol. A técnica de Economia Solidária, Manuela Salau Brasil, e a empreendedora Janete Terezinha Salles Rosa fizeram a exposição do produto como uma alternativa ao formato tradicional de banners impressos, na maior parte das vezes utilizados uma vez apenas.

A representante da AFESol explica que o ‘banner reutilizável’ é confeccionado a partir de malotes doados à associação pelo Banco do Brasil e Correios. Trata-se de uma espécie de painel em lona, com displays que podem ser trocados a cada evento. Segundo Janete Salles Rosa, o custo médio do material fica em torno de R$ 60,00, valor bastante próximo de um banner impresso. “A ideia é que os diversos órgãos da UEPG passem a adotar o ‘banner reutilizável’ (que pode ser feito sob medida) na divulgação de eventos e atividades institucionais”.

Segundo a empreendedora da AFESol, os malotes passam por um processo de desmanche e lavagem. Após são customizados. Além do ‘banner reutilizável’, a associação confecciona bolsas, mochilas, aventais, crachás e estojos, entre outros produtos, nas cores amarela e vermelha. “A AFESol trabalha com encomendas, mantém pontos de venda na Feira de Economia Solidária, realizada pela IESOL, e participa de eventos como convidada”, comenta Janete Salles Rosa. Os interessados podem entrar em contato por meio da IESol ou diretamente na sede da entidade (Rua Princesa Isabel, 220 - Órfãs).

O reitor Carlos Luciano Sant’Ana Vargas disse que o objetivo de apresentar o produto da AFESol na reunião do Conselho de Administração é, justamente, oferecer aos diversos órgãos da instituição uma opção na confecção de banners e outros materiais de divulgação de seus eventos. “Trata-se de uma alternativa barata e ambientalmente correta”, disse. O coordenador da IESol e do projeto “Fortalecimento da economia Solidária dos Campos Gerais”, patrocinado pela Petrobras, conselheiro Luiz Alexandre Gonçalves Cunha, afirma que os mercados institucionais são opções da incubadora para o fortalecimento de empreendimentos solidários.

Texto: Assessoria UEPG